domingo, 20 de setembro de 2009

Inauguração da Biblioteca Municipal do Cadaval

Realizou-se ontem, pelas 15h30, a cerimónia de inauguração da nova Biblioteca Municipal do Cadaval, um equipamento que vem colmatar uma carência do concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento.

O imponente e moderno edifício da nova biblioteca está integrado na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, daí que tenha sido concebido enquanto “centro local de informação”, que vem tornar acessível, a diferentes tipos de utilizadores, o conhecimento e a informação dos mais variados géneros. Para tal, possui duas secções, uma para adultos e outra infantil/juvenil com as seguintes áreas: empréstimo, consulta local, periódicos, auto-formação e audiovisual (com escuta e visionamento locais). Integra também espaços polivalentes para actividades tão diversas como a hora do conto, jogos educativos, audições colectivas, projecções, colóquios, exposições, entre outros.

A área pública divide-se em dois pisos, sendo que ao nível inferior ficam situados os serviços internos. A área de periódicos possui uma extensão para o exterior, permitindo, deste modo, uma leitura ao ar livre, assim como a fruição da paisagem. No que respeita às colecções, para além de livros, jornais e revistas, a nova biblioteca reunirá documentos áudio, vídeo e multimédia. Disponibilizará, ainda, serviços baseados nas tecnologias de informação e comunicação, permitindo, nomeadamente, a transferência e expansão do actual espaço Internet, de forma a criar um espaço Internet e Multimédia, que vem, assim, reforçar a dinâmica já existente no acesso à Internet, continuando a promover o combate à info-exclusão.

A sua localização apresenta uma posição privilegiada, em termos paisagísticos, situando-se nas imediações do Parque de Lazer do Cadaval e próximo do Centro Escolar do Cadaval. Entretanto, com a aprovação, pelo QREN, do protocolo de financiamento para a Operação de Qualificação Urbana da Vila do Cadaval, foram criadas condições para a instalação e abertura ao público da Biblioteca Municipal e do novo Espaço Internet e Multimédia, mediante a aquisição de equipamento informático, mobiliário e acervo bibliográfico.

Fonte: Alvorada on-line

Sem comentários: