sexta-feira, 18 de setembro de 2009

On Demand Books

A empresa On Demand Books - conhecida por ser dona da potente e rápida máquina de impressão de livros, a Espresso Book Machine – terá acesso aos livros de domínio público digitalizados pelo projecto Google Books e fará impressões “a la carte” a quem as solicite.

A Espresso Book Machine foi considerada pela revista “Time” como um dos melhores inventos de 2007 e é capaz de imprimir 145 páginas por minuto, ao custo de um cêntimo por página. O seu preço, 100 mil dólares (68 mil euros), torna-a apenas acessível em algumas das bibliotecas mais prestigiadas do mundo, como a Biblioteca de Alexandria, indica o “El Mundo”.Os donos da empresa esperam que este acordo com a Google faça aumentar a venda das suas impressoras e prevêem que haverá entre 35 e 40 unidades do invento circulando pelo mundo em 2010.

Até agora, os livros de domínio público digitalizados pela Google podiam ler-se apenas “online”, em formato PDF ou através de ferramentas de leitura electrónica.

Este acordo não parece colocar entraves jurídicos, uma vez que afecta apenas os títulos de domínio público, que já não estão sujeitos a direitos de autor.

Fonte: Publico

Sem comentários: