terça-feira, 2 de setembro de 2008

Colecção Funchal 500 anos

A cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira contou, desde Agosto de 2008, 500 anos de instituição como cidade pela coroa Portuguesa, a primeira a ser instituída nos vastos domínios dos Descobrimentos. A celebração dos 500 anos foi marcada por muitas festividades e eventos especiais que pretendiam assegurar uma visita memorável. O Funchal recordou assim o passado de que se orgulha e nada melhor que registá-lo através do livro que permanecerá como o melhor testemunho destas Comemorações.

É de realçar que foram editadas diversas obras que se incluem na Colecção Funchal 500 anos. Esta colecção revela-se como uma guardiã da sabedoria; um veículo de informação que inclui: factos históricos, lendas, descrição de usos, costumes e outros factores relacionados com o arquipélago da Madeira . É de suma importância que o povo da Madeira reconheça a riqueza desta colecção sob a luz da activa valorização do seu património literário. Congratulo, assim, os escritores que se dedicaram à escrita das obras que se inserem na Colecção Funchal 500 anos, destacando o conhecido provérbio latino: "Verba volant, scripta manent" (As palavras voam, o escrito permanece). Deste modo, faço referência a algumas das obras editadas e recomendo a sua leitura. Para mais informações e para consulta de dados sobre as obras não referidas consulte o Site Funchal 500 anos -Uma porta para o mundo (Clicar Aqui).

Título: Funchal - 500 anos de História

Autor: Rui Carita

Edição: Funchal 500 Anos

Páginas: 159

Sinopse: "A cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira conta, desde Agosto de 2008, a bonita idade de 500 anos, tendo sido a primeira a ser instituída pela coroa portuguesa nos vastos domínios dos Descobrimentos. A sua instituição atendia ao desenvolvimento operado com a florescente cultura açucareira, ao grande número de estrangeiros aí residentes e tinha ainda em vista, num curto prazo, reorganizar o vasto território descoberto pelos portugueses, até aí da responsabilidade da Ordem de Cristo, de forma a integrá-lo para todos os efeitos na Coroa. Pretendia-se assim criar no Funchal a sede de um vasto Bispado, e daí a necessidade de passagem a cidade, depois responsável espiritualmente pelos novos territórios portugueses das margens do Atlântico e do Índico."

Título: As saudades da Terra
Autor: Gaspar Frutuoso
Edição:Funchal 500 Anos
Páginas: 920
  • Sinopse: "As Saudades da Terra, divididas em seis volumes e resultado do engenho da pena desse observador atento que foi Gaspar Frutuoso, encerram o mais importante repositório de história, vida, usos e costumes, fauna, flora e geografia dos arquipélagos atlânticos no limiar do século XVI. A descrição é resultado, não só, das disponibilidades de informação e documentação, como da importância de cada ilha e arquipélago."

Título: Hotel Paraíso

  • Autor: Laura Moniz
  • Edição: Funchal 500 Anos

Páginas: 127

  • Sinopse: "Através da composição de vários painéis aparentemente descontínuos, que encontram o seu elo de ligação na figura do detective Benedito, a autora reconstitui, numa dimensão alegórica e existencial, a experiência da infância e do crescimento numa ilha, no final dos anos 90 do século XX, servindo-se para tal de dispositivos e estratégias narrativas próprias do romance policial."

Título: Maior do que a lenda

Autor: António Castro

Edição: Funchal 500 Anos

Páginas: 73

Sinopse: “Conta a lenda que o Capitão William Kidd (1645–1701) terá escondido, no último ano de vida, um magnífico tesouro nas Selvagens, resultante de um bem lucrativo saque a um barco espanhol. Este transportaria o espólio da igreja de Lima, no Peru.Consta ainda que se fizeram infrutíferas expedições ao local, trocando o medo e a incerteza pela ambição desmedida das relíquias.Do enigmático tesouro, escondido à pressa, não houve – até hoje – notícias de descoberta."

Título: Novo romanceiro do arquipélago da Madeira

Autor: Pere Ferre e Sandra Boto

Edição:Funchal 500 Anos ; Páginas: 626

Sinopse: "O Novo Romanceiro do Arquipélago da Madeira, coligido por Pere Ferre e editado por Sandra Boto, inclui Romances Tradicionais de Assunto Profano, passando pelos Romances Devotos Tradicionais e pelos Romances Devotos Vulgares até ao Romanceiro Religioso propriamente dito, sendo preocupação dos autores repoduzir nestas classificações temáticas os modelos tradicionais da Madeira, respeitando os protótipos de contaminação típicos da zona. "

Título: 12 meses no Funchal
Autor: Vários; António Fournier (org.)
Edição: Funchal 500 Anos
Páginas: 81

Sinopse:«Num calendário lúcido e evocativo, onze escritores contam o Funchal na fugacidade de uma permanência. Pertencem a diferentes gerações, compreendidas entre os 20 e os 70 anos, aquelas que se cruzam no arco plausível de uma existência humana, testemunhas literárias de um lugar e de um século que já abandonámos, que já nos abandonou definitivamente."

Sem comentários: