domingo, 31 de agosto de 2008

Biblioteca Nacional da Rússia (Moscovo)

Depois de ter visualizado o exterior/interior da Biblioteca Nacional da Rússia através do vídeo do YouTube, deixo algumas informações que poderá incluir no seu roteiro bibliotecário.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Em 1862 , ficou estabelecido que a Biblioteca Pública de Moscovo situar-se-ia num bonito edifício - a casa de Pashkov (construída pelo arquitecto Vasily Bazhenov) - perto do Kremlin. Passado pouco tempo, a biblioteca e os museus de Rumyantsev transformaram-se num centro cultural real. Os grandes trabalhos da literatura e da ciência foram escritos em suas salas de leitura . Entre os leitores da Biblioteca, detacam-se escritores como: Lev Tolstoi, Fedor Dostoevsky, Anton Tchekhov, Vladimir Korolenko; os cientistas Dmitry Mendeleev, Kliment Timiryazev, Konstantin Tsiolkovsky, e fundadora da cosmologia russo, Nikolay filósofo Fedorov.

Em Março de 1918 o governo do país mudou-se para Moscovo e em 1921 a Biblioteca passou a ser o principal depósito nacional do livro. Com a renomeação da Biblioteca em 1925 como VI Lenin Biblioteca Estadual da URSS suas funções e actividades foram consideravelmente alteradas. Tornou-se uma das principais bibliotecas do país.

Em 1930, iniciou-se a construção de um novo edifício para a biblioteca (projetado pelos arquitetos Vladimir Shchuko e Vladimir Gelfreikh). O edifício foi terminado completamente em 1960. Em Janeiro 1992 o presidente de Rússia determinou que renomearia a Lenin State Library of the USSR como Russian State Library.

ENDEREÇO:

3/5 Vozdvizhenka Street 119019 Moscow RUSSIA-MOSCOW

FUNDO DOCUMENTAL:

A biblioteca contém uma colecção de originais Russos e extrangeiros. Esta coleção é original em termos de seus integridade e universalidade nos termos de seus índices. As coleções da Biblioteca Nacional da Russia (RSL) incluem originais em 247 línguas do mundo. Actualmente, o tamanho total das colecções da biblioteca excede 42 milhões de artigos. A biblioteca dispõe de colecções especializadas de mapas, contagens e registros musicais, livros raros, edições impressas da arte, dissertações, jornais e etc. Tendo em conta o fundo documental da Biblioteca verificamos que esta é certamente a MEMÓRIA DA RÚSSIA.

NOTAS:

O seu web site é http://www.rsl.ru/

Sem comentários: