quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Inauguração da Biblioteca das Flores e CCA

Carlos César inaugurou ontem pelas 17.00 horas a Biblioteca Pública das Flores, instalada na Casa Pimentel de Mesquita. O presidente sublinhou que a referida biblioteca, é também, residência do progresso científico e da inovação, afirmando que “as suas portas foram abertas à leitura sem programas nem restrições, ao convívio entre cidadãs e cidadãos de todas as faixas etárias, porque, em todas as etapas da vida, é possível e é necessário despertar curiosidades”.

A inauguração já referida coincidiu com a instalação de mais dois postos de consulta presencial no Centro de Conhecimento dos Açores da Direcção Regional da Cultura/Presidência do Governo Regional dos Açores , nas ilhas Flores e Pico. O posto do CCA no Pico será disponibilizado no dia da inauguração da ampliação das instalações do Museu dos Baleeiros, no dia 6 de Setembro, pelas 11h00.

Constituem conteúdos do Centro de Conhecimento dos Açores: Arquivo de Imagem dos Açores; Arquivo dos Açores; Bibliografia dos Açores; Biblioteca Digital; Cinemedia; Documentação Sobre Teatro Popular; Enciclopédia Açoriana; Inventário Genealógico; Inventário do Património Imóvel; Património Arqueológico dos Açores; Projecto Baleiaçor; Registo Fonográfico dos Açores; Registo Regional de Bens Culturais e, brevemente, o Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores.

Os postos de consulta presencial permitem o acesso directo à totalidade dos conteúdos do CCA, nomeadamente à documentação que, por reserva de direitos autorais e protecção de dados, não está disponível na página de internet (http://pg.azores.gov.pt/drac/cca).

Tendo em conta as recomendações da Comissão Europeia sobre a digitalização e disponibilização de obras culturais para a Biblioteca Digital Europeia (Europeana), o CCA remodelou a programação da Biblioteca Digital e Inventário Genealógico (conteúdos online), de modo a vir a integrar este vasto projecto europeuParalelamente, o CCA desenvolve um programa de actividades que abrange acções de formação, conferências, workshops, exposições, seminários, edições de obras e outras que divulguem e fomentem o conhecimento sobre os Açores.

Fonte: Azoresdigital

Sem comentários: