terça-feira, 9 de setembro de 2008

António Lobo Antunes: motivo de orgulho nacional

António Lobo Antunes foi o primeiro escritor português a ser distinguido com o Prémio de Literatura em línguas romances da Feira do Livro de Guadalajara, um dos mais importantes do panorama latino-americano. De acordo com as Publicações Dom Quixote, o prémio, no valor de 150 mil dólares, será entregue em Novembro durante a Feira do Livro de Guadalajara, no México, onde o romancista português estará presente. É de realçar que se prepara também para receber do Governo francês o título de Comendador da Ordem das Artes e das Letras.

O júri do prémio realça na obra do escritor português "uma profunda reflexão sobre a experiência interior dos seres humanos".

É de lembrar que o escritor já tinha sido distinguido com : o Prémio Camões 2007, o mais importante galardão literário em língua portuguesa; o Prémio Terence Moix (Espanha) e o Prémio José Donoso (Chile), entregues este ano. António Lobo Antunes soma assim mais uma distinção pela sua obra literária.

O escritor vai ser condecorado no próximo dia 18 pelo Governo francês com as insígnias de Comendador da Ordem das Artes e das Letras, numa cerimónia que decorrerá na embaixada da França em Lisboa. A distinção é a mais elevada da Ordem das Artes e das Letras (que também inclui os níveis de Cavaleiro e Oficial) e é atribuída pelo Governo francês a personalidades da área da cultura por "méritos excepcionais".

Mais um motivo para termos orgulho da nossa cultura, das heranças literárias deixadas por grandes escritores da Literatura Portuguesa e também das obras contemporâneas dos actuais escritores portugueses, que se destacam mundialmente.

Mais informações vide Expresso

Sem comentários: