sábado, 13 de setembro de 2008

Inauguração da Biblioteca Municipal de Alcochete

A Câmara Municipal inaugura hoje, 13 de Setembro, pelas 17h00, a Biblioteca Municipal de Alcochete. Na inauguração estarão presentes a Secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos e o Director-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Marques.

Caracterização:

Com uma área total de 1.800 m², a futura Biblioteca Municipal de Alcochete será do tipo BM2. Sublinhe-se que a sua localização é central , tem uma boa acessibilidade, próxima dos principais estabelecimentos de ensino e núcleos urbanísticos, articulando-se com o Centro Histórico da Vila.Trata-se de um edifício concebido de raiz, com 2 pisos (configurados em “L”), e que beneficiará da construção de um Jardim no exterior.

No piso 1 estará a entrada principal que dará acesso ao átrio que conduzirá à zona de exposições, sala polivalente e bar, e por outro lado à secção de Adultos, a um núcleo de instalações sanitárias e à escadaria de acesso ao piso inferior. Na zona de adultos encontram-se o serviço de empréstimo; consulta local; consulta de periódicos; leitura informal; consulta de documentos sonoros e audiovisuais; auto-formação e aprendizagem à distância; serviço de referência/informação à comunidade; computadores para consulta do catálogo; multimédia; Internet; e uma área destinada aos jovens.

No piso inferior – Piso 0, dispõem-se a secção infanto-juvenil e os serviços internos. Nela os espaços estarão igualmente diferenciados pelo mobiliário segundo os grupos etários. Terá áreas de leitura informal; consulta local e empréstimo; consulta de audiovisuais; multimédia e Internet. A sala do conto permitirá a adaptação a atelier de expressão, usufruindo de um pátio exterior (ajardinado privado) para realização de diversas actividades.

O novo equipamento integra uma Sala Polivalente, que permite a concretização de várias acções culturais, e uma Sala do Conto que possibilita a dinamização de iniciativas educativas promovendo hábitos de leitura junto de diversos públicos. Um jardim de animação, um espaço de publicações periódicas, uma secção de adultos e uma secção infanto-juvenil são outras valências deste equipamento, que permitem a realização de empréstimo de livros, consultas locais, acesso à Internet, a suportes multimédia, audiovisuais e outros.

Ambos os pisos terão grandes envidraçados das salas de leitura para o jardim, na sua melhor orientação, tanto solar como ambiental.

Fonte: Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Associação de Municípios da Região de Setúbal

Sem comentários: