quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Algumas notas sobre o 74.º Congresso e Conselho Geral da IFLA

O Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação - 74.º Congresso e Conselho Geral da IFLA decorreu na cidade de Quebec, de 10 a 14 de Agosto,(2008),tendo como tema: "Bibliotecas sem fronteiras: navegando em direcção ao entendimento global". O evento contou com quase 4000 enviados de 120 países, . Cláudia Lux , presidente da IFLA desenvolveu o tema "Bibliotecas na agenda" e sublinhou que: “ Os bibliotecários não podem mudar o mundo, mas podem ser mais marcantes demonstrando muitos dos bons valores representados por bibliotecas e por bibliotecários."
No final do seu discurso , falou de seu sonho de ter apoio financeiro para suportar o argumento de que as bibliotecas devem estar na agenda dos governos em todos os níveis e em todos os países.

Peter Lor ,terminando as suas funções (3 anos) como secretário-geral, decidiu rever em que áreas-chave a IFLA se fixou : 1) destacou a nomeação de Stuart Hamilton ; 2) restauração do Web site da IFLA, que foi revisto na cidade de Quebec; ; 3) trabalhar melhor com países anfitriões (havia alguns problemas este ano a respeito dum falha para obter vistos para alguns oradores); 4) revisão de grupos profissionais da IFLA e delinear da sua administração ; 5) fortalecer a comunidade (em 2001 IFLA teve 1.791 membros de 155 países mas tem agora 1.571 membros de 145 países).

Para o ano, o Congresso decorrerá de 23 a 27 de Agosto, na cidade de Milão (Itália) e o tema a abordar será : "As bibliotecas criam futuros a partir da herança cultural".

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada por fornecer este tipo de informação!