sábado, 23 de agosto de 2008

Ética na Biblioteca Escolar e na Internet

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Esta serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.

O conceito de ética deve ser, na minha opinião, cada vez mais abordado nas salas de aulas, principalmente a Ética na Internet. Perante os avanços tecnológicos é importante ensinar o uso responsável da Internet. Para os alunos, é muito tentador copiar e colar um texto da internet e entregá-lo ao professor, como se o aluno o tivesse escrito. Deste modo, é essencial que os docentes ajudem o aluno a entender o conceito de propriedade intelectual, do valor do conhecimento.

"NAVEGAR SIM, MAS DENTRO DA ROTA". A internet pode e deve ser usada nas salas de aula. É de realçar que , para utilizar todo o conhecimento disponível na rede, o estudante necessita de um tema e de sites confiáveis, indicados pelo professor. Este deve também estimular a pesquisa não só na Internet, mas também nos livros, que muitas vezes são postos em segundo plano. Sublinho que é nos livros que se encontram os conteúdos mais confiáveis e os assuntos são tratados com maior profundidade. Sendo assim, esta ideia deve ser transmitida pelos docentes aos seus alunos, de preferência logo no ensino básico, pois muitos docentes já se queixam que os livros têm vindo a ser preteridos aos documentos digitais, numa tendência que começa a manifestar-se cedo e chega ao ensino superior.

O ideal será que os alunos não deixem os livros esquecidos nas estantes das bibliotecas e reconheçam as suas vantagens em relação aos documentos digitais. Para isso, é necessário que os docentes tentem aproximar mais os alunos dos livros, por exemplo: levem livros para as aulas para que os alunos possam folhear, consultar, tirar conclusões da leitura, ter novas ideias e assim concerteza se vai estreitar a relação entre os alunos e os livros.

Em suma, realço que os docentes e os bibliotecários tem , presentemente e futuramente, uma missão que vai exigir muito empenho , dedicação e até imaginação, entre outros factores: NÃO DEIXAR QUE A INTERNET DESTRONE OS LIVROS.

Sem comentários: