segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vertente lúdico-didáctica dos Bibliogames

Uma forma de atrair as crianças até às bibliotecas e estimular o seu interesse pelo seu funcionamento são os Bibliogames. Na verdade, este tipo de jogos sobre bibliotecas alia o lazer/divertimento à aprendizagem, pois o público infanto-juvenil apreende , assim, qual o circuito dos livros , qual o papel do bibliotecário e outras noções igualmente importantes.
O Library Arcade defende que é necessário aproveitar os videojogos para promover a leitura e "ajudar os alunos a desenvolverem competências através do divertimento e da repetição",
Deste modo, apresento alguns Bibliogames que aliam a vertente didáctica à vertente lúdica:
1. No "Lightning Librarian" (para jogar clique AQUI) terá que ajudar Lydia (bibliotecária) a encontrar os livros, antes que as crianças fiquem furiosas.

2. Neste jogo de vídeo (para jogar clicar AQUI ), o seu trabalho é guiar o pequeno Nanw por esta gigante Biblioteca, por muitos níveis, e devolver todos os livros raros ao Bibliotecário.

3. As Carnegie Mellon Libraries criaram a Sala de Jogos Biblioteca (The Library Arcade), que apresenta 2 jogos feitos para ajudar os alunos a desenvolverem capacidades de investigação através de actividades divertidas e fáceis de repetir. Clicar AQUI para jogar. (Ou Jogo 1, Jogo 2).

Fonte: Web librarian

Sem comentários: