quinta-feira, 10 de julho de 2008

Biblioteca P. Municipal do Porto comemora 175 anos de existência

A Biblioteca Pública Municipal do Porto está a promover visitas guiadas a fim de promover os 175 anos de sua existência. Até ao final do ano, a Câmara do Porto definiu que as visitas aos bastidores vão acontecer com "uma periodicidade mensal, em dias e horas a anunciar brevemente".
Os visitantes vão deparar-se não só com livros , mas também com uma Unidade de Microfilmagem e Digitalização e uma secção sonora destinada especialmente a pessoas portadoras de deficiência visual. Os mais novos têm ao seu dispor um espaço infanto-juvenil e podem participar nas oficinas.

Recuando no passado, assinalo que a Biblioteca já referida foi fundada em 1833 e ocupou as actuais instalações – o antigo Convento de S. António da Cidade, edifício do século XVIII - em 1842. É, desde 1876, estabelecimento municipal. O seu acervo inicial reunia fundos bibliográficos provenientes de bibliotecas de ordens religiosas e de particulares. Porém, o decreto que determinou a sua criação mandava também que lhe fosse entregue um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal. Integrando essencialmente bibliografia nacional, a BPMP continua a receber, por Depósito Legal, todas as publicações correntemente editadas no país.

Trata-se duma biblioteca muito procurada pelos seus fundos especiais entre os quais se destaca, pelo seu carácter único, o de manuscritos, desde a Idade Média até aos nossos dias.

Sem comentários: