quinta-feira, 10 de julho de 2008

Roteiro Bibliotecário - BPE

Introdução:

Podemos conceber um roteiro bibliotecário como uma visita (eventualmente guiada) a uma biblioteca (pública, especializada, universitária ou escolar) ou centro de documentação. O visitante poderá atender ao espaço físico que muitas vezes é muito atraente devido ao estilo arquitectónico, ao fundo documental, aos serviços disponibilizados, às iniciativas /actividades culturais, entre outros factores. Neste blogue serão apresentados alguns roteiros bibliotecários (quinzenalmente) por bibliotecas não só portuguesas, mas também estrangeiras. Quem sabe a visita virtual e as informações fornecidas não despertam a sua curiosidade?

Comecemos então por visitar a Biblioteca Pública de Évora!

Contextualização: A Biblioteca Pública de Évora (BPE) destaca-se como: biblioteca patrimonial e de investigação geral (empenha-se na recolha, salvaguarda e divulgação de um rico património documental) e biblioteca pública ( trabalha no sentido de facilitar o acesso da comunidade local à educação, à informação e ao conhecimento, e ainda à recreação e lazer). A BPE, que já conta com 203 de existência, foi fundada pelo Arcebispo Frei Manuel do Cenáculo. Presentemente, a BPE orgulha-se de ser uma das mais antigas e mais ricas bibliotecas de Portugal. Na verdade, desde 1931 é beneficiária do Depósito Legal, o que tem contribuído para a sua riqueza e abrangência em termos de bibliografia corrente, ascendendo as suas colecções a mais de 612 mil volumes. A Biblioteca Pública de Évora, no âmbito do Decreto-Lei nº92/2007 de 29 de Março, integra organicamente a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Localização:

A Biblioteca Pública de Évora fica localizada no centro da cidade, junto ao templo romano: Largo Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora.

Serviços:

  1. Informação e Referência
  2. Referência em linha
  3. Leitura Geral
  4. Sala de Cimélios (acesso aos fundos antigos da biblioteca)
  5. Hemeroteca
  6. Empréstimo domiciliário
  7. Reprodução de documentos

Curiosidades:

A Biblioteca Pública de Évora possui o seu próprio site: http://www.evora.net/bpe/inicial5.htm e 2 blogues : Intencidade e Gaspacho de Letras.

Possui o seu próprio catálogo em linha e permite o acesso à Biblioteca Digital do Alentejo.

Revela-se como uma instituição viva, que promove várias actividades no sentido de promover o livro e a leitura, como por exemplo: grupos de leitura; rodas de leitura, horas do conto, encontros com escritores, sugestões de leitura e etc.

Na sua próxima visita a Évora, inclua uma passagem pela Biblioteca Pública da cidade, e ficará deslumbrado(a) com a riqueza do fundo documental e iniciativas culturais desta instituição. Vale sempre a pena fazer um roteiro bibliotecário!

Sem comentários: