quarta-feira, 9 de julho de 2008

Parceria entre a Universidade de Coimbra e a Biblioteca Digital da Google

A Google, tendo por base a sua Biblioteca Digital ( o projecto que pretende tornar pesquisáveis na rede o espólio de bibliotecas e editoras de todo o mundo) vai assumir um acordo/parceria com a Universidade de Coimbra.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) será, assim, a primeira do país a aderir ao sistema de pesquisa de livros do Google. Desta forma , a Universidade vai disponibilizar na íntegra 600 livros e publicações periódicas no motor de busca especializado em livros do Google. O acervo da Biblioteca Geral que, numa primeira fase, vai ser disponibilizado pela ferramenta de pesquisa de livros associado ao motor de busca, integra monografias, separatas e publicações periódicas de "grande interesse histórico-cultural e prestígio", como os Acta Universitatis Conimbrigensis e a Revista da Universidade de Coimbra. O acordo com a Universidade de Coimbra prevê, numa segunda fase, a disponibilização de obras já digitalizadas pela Biblioteca Geral, nomeadamente ao abrigo de um programa patrocinado pelo Ministério da Cultura "alguns com vários séculos", igualmente em conteúdo integral.

O projecto de cooperação encerra um desafio - ainda em fase de contactos preliminares - que Carlos Fiolhais considera "aliciante": juntar a Biblioteca Geral "ao clube muito selecto" das cerca de 20 melhores bibliotecas do mundo, no Library Google Project.

O acordo entre a UC e o Google será formalizado quinta-feira, pelas 12:00, em cerimónia a decorrer precisamente na Biblioteca Joanina, no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

Mais informações vide Público

Sem comentários: