A Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade de Stanford tem um plano interessante: ter cada vez menos livros!
A reforma da biblioteca deverá ser iniciada em Agosto e, quando for concluída, terá menos 85% de livros. Estes serão digitalizados, pois uma pesquisa feita na própria universidade indicou que os alunos frequentam cada vez menos as bibliotecas e um grande número de livros não havia sido emprestado por um período superior a cinco anos.
Deste modo, em vez de oferecer os volumes “físicos”, a biblioteca irá oferecer acesso a versões digitalizadas de livros e periódicos – e, especificamente para engenheiros, que normalmente precisam do livro inteiro para consultar uma fórmula ou duas, haverá uma ferramenta de pesquisa que facilitará o processo. A nova biblioteca ainda irá manter 10 mil livros “de papel” – mas isso é pouco comparado com os 60 mil que possui actualmente.
Fonte: HypeScience
2 comentários:
Pois sim! Já agora o que vão fazer aso outros 50.000 livros? Criar uma biblioteca ou várias com esses volumes em países pobres... ou vão para reciclagem? A digitalização só por si é interessante, quanto ao desfazerem-se de obras físicas... se daí vier alguma coisa de útil, sim!
Não faço ideia do que farão aos livros, mas seria óptimo se os oferecessem às bibliotecas dos países pobres.Em relação à digitalização , a minha opinião é de que sempre existirão leitores para os livros físicos. É óptimo ter a liberdade de folhear as páginas de um livro, fazer anotações e sublinhar.
Enviar um comentário