quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ALA - O papel das bibliotecas para o desenvolvimento económico

Na sua última apresentação da Federal Communications Commission (FCC), a American Library Association (ALA) destacou que as bibliotecas desempenham um papel vital em comunidades, apoiando o desenvolvimento de profissionais, a criação de pequenas empresas, sobre a educação e o acesso aos recursos do governo através de terminais de acesso público computador e banda larga acesso à Internet.

A apresentação de sexta-feira respondeu ao apelo da FCC para comentários sobre a relação entre o desenvolvimento económico e de banda larga - em especial a adopção de banda larga - e como o acesso em banda larga estimula a produtividade das empresas e do crescimento. As bibliotecas públicas servem as necessidades de informação da comunidade através do acesso a recursos on-line e serviços diretamente e reforçar a estabilidade econômica e qualidade de vida nas comunidades em todo o país. As bibliotecas públicas são também instituições âncora da comunidade, e levar a banda larga para a biblioteca irá resultar em maior disponibilidade de banda larga para toda a comunidade.

"Mais de cem anos atrás, Andrew Carnegie financiou a construção de mais de 1.600 bibliotecas públicas dos Estados Unidos, porque ele entendeu o papel crucial que desempenharam na educação e capacitação económica da população", disse Maria Alice Ball, Presidente de Telecomunicações Subcomissão do Instituto ALA de Política de Informática (OTIP).

Sem comentários: