A Câmara de Almada inaugurou ontem no Centro Cívico do Feijó, a nova biblioteca municipal José Saramago, uma obra de 2,1 milhões de euros que se insere na estratégia de ordenamento urbana da autarquia.
Dotada de três andares, este novo centro de cultura e lazer contempla também uma sala polivalente, uma cafetaria, um espaço dedicado às crianças e outro para jovens bem como várias salas de consulta de livros ou de recursos multimédia.
Na biblioteca destaca-se que o edifício está revestido por um painel de 15 mil azulejos pintados à mão pelo mestre Querubim Lapa, de 84 anos, um trabalho que demorou mais de um ano a ser executado.
No interior do edifício, há um painel de homenagem a José Saramago que o autor explica: «uma mulher segura um livro na mão. E o livro tem olhos. Isso é uma chamada de atenção para o livro que nos ajuda a ler e a ver, que nos acompanha na vida, em permanência». «No meio da figura estão as palavras ‘ama’. Porque o leitor ama aquilo que lê - ama o livro - e porque estas letras estão no meio da palavra Saramago», acrescentou.
Fonte: Sol (24.05.09)
Sem comentários:
Enviar um comentário