terça-feira, 28 de abril de 2009

"Firmin" de Sam Savage

Firmin é um livro para adolescentes? Classificaria como uma fábula adulta e divertida sobre a influência poderosa da literatura e dos grandes escritores.

A personagem principal desta história é Firmin, uma ratazana, que nasceu na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60. Firmin é filha de pai desconhecido e mãe com queda para a cerveja entornada no passeio. O ninho de Firmin é feito de James Joyce triturado - Finnegans Wake, propriamente. De roedor de papel, a ratazana passa a leitor compulsivo. Porém, à medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.

Podemos depreender que Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias.

Os livros são tão poderosos e fascinantes que até um rato pode tornar-se num sensível e romântico sonhador "humano".

Em suma, o livro pode ser lido como uma história sobre o rato amante de livros que existe em (quase) todos nós, ou, como um olhar filosófico sobre a vida. A obra constitui uma forte homenagem a uma vida vivida através e à volta dos livros.

É uma boa sugestão de leitura para todos os amantes da leitura ...

Sem comentários: