Devido à crise , as bibliotecas públicas de Nova York acolhem cada vez mais cidadãos em situação de desemprego. Na verdade, trata-se de um lugar tranquilo e seguro, que proporciona um conjunto de facilidades , como é o caso da Internet.
A busca de emprego é um processo muitas vezes longo, e que hoje em dia passa quase sempre pela Internet. Ter acesso gratuito a um terminal e funcionários treinados para ajudar, por exemplo, a preencher candidaturas de emprego pode significar a aposta na esperança e não na ruína.
Contudo, as bibliotecas também passaram a ser mais procuradas por crianças justamente porque deixaram de ter Internet em casa. A ligação online é uma das despesas em que as famílias têm cortado. Para alguns visitantes, outra dessas despesas era a própria aquisição de livros. Havia quem comprasse dois ou três por semana, hábito que teve de ser anulado. Como um verdadeiro leitor não se deixa dissuadir nem pela crise, essas pessoas continuam a ler, recorrendo ao serviço de empréstimo.
Como se pode ver as bibliotecas e os seus profissionais têm um papel fundamental nas comunidades e até em momentos de crise podem prestar um serviço que se revela de extrema importância na busca de emprego.
Fonte: Expresso (21.04.09)
Sem comentários:
Enviar um comentário