segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Curso de formação sobre Bibliotecas para jovens

O Ministério da Cultura de Espanha, através da Subdirecção-Geral de Coordenação Bibliotecária, no âmbito de uma política de cooperação com os países ibero-americanos, irá promover, entre Janeiro e Março de 2009, um curso de formação à distância sobre o tema Biblioteca para Jovens.
Este curso pretende oferecer elementos que permitam melhor conhecer o público jovem, estabelecer estratégias para atrair este tipo de utilizador, tirando partido dos recursos da biblioteca. Esta formação, destinada a responsáveis de bibliotecas públicas, será ministrada pela Fundação Bertelsmann, através de uma plataforma virtual de e-learning. Terá uma duração de 60 horas lectivas distribuídas por um período máximo de 3 meses. O número máximo de participantes portugueses é de 8. A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, na qualidade de representante de Portugal do Fórum Ibero-americano de Responsáveis Nacionais de Bibliotecas Públicas (FIRBNIP) fará a selecção dos participantes portugueses e remeterá as respectivas fichas de inscrição ao organismo competente do Ministério da Cultura de Espanha. O prazo de entrega de inscrições à DGLB termina a 30 de Dezembro.

Na minha opinião é uma excelente iniciativa , pois o público jovem é aquele que tem uma certa tendência para se afastar da leitura e das bibliotecas. Deste modo, é de extrema utilidade que os bibliotecários aprendam novas técnicas para captar o interesse dos Jovens pelas bibliotecas, demonstrando as suas diversas vantagens . É pena que número de participantes portugueses seja tão reduzido!

Mais informações vide DGLB

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que lhe dar os parabéns pelo blog fantástico, tenho 32 anos, sou técnico profissional de 2ª classe-Biblioteca e Documentação e um apaixonado por bibliotecas desde muito novo, neste momento, ainda não exerço,com muita pena minha, porque infelizmente, nas bibliotecas públicas, os concursos quando abrem já tem as vagas preenchidas, eu sou um apaixonado por bibliotecas públicas, primeiro, porque uma das missões deste tipo de bibliotecas é a dinamização da comunidade onde se insere e é fantástico poder proporcionar aos utilizadores serviços de que eles necessitam!
Na minha experiência profissional, falo como é óbvio do estágio que efectuei, uma das tarefas que mais prazer me deu, foi ter estado a organizar o depósito com livros antigos, porque na minha opinião para além da dinamização da comunidade, a biblioteca tem o dever de preservar a história dessa mesma comunidade.
Para finalizar, dou-lhe novamente os meus parabéns, e digo-lhe que já o adicionei aos meus favoritos e serei um visitante assíduo!
Com os melhores cumprimentos!

Fernando Gonçalves

Cláudia Lopes disse...

Boa noite!
Obrigado pelo elogio. Tal como o Fernando, também adoro bibliotecas públicas, pois permitem uma vasta oferta de serviços à comunidade.
Espero que em breve lhe surja uma oportunidade de exercer a sua profissão, pois sei por experiência própria como é frustante estar afastado da profissão que gostamos e sabemos que estamos vocacionados.
Boa sorte!
Com os melhores cumprimentos!