sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

2º BiblioFilmes coincide com o Dia Mundial do Livro


O BiblioFilmes Festival é um festival de cinema para filmes e vídeos que sejam inspirados ou baseados em livros, bibliotecas, literatura, personagens literárias, géneros literários, títulos/situações/citações/aventuras/relações descritas em livros ou na promoção da leitura. O concurso é aberto a todos os oito países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) bem como às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
O 2º BiblioFilmes - Aventuras Cinematográficas Baseadas em Livros vai realizar-se em Abril, coincidindo com o Dia Mundial do Livro (23 de Abril),
Entre as inovações desta edição, Victor Menezes (membro da organização do certame ) destacou a realização de um ciclo de filmes baseados ou inspirados na obra/vida de Fernando Pessoa, no âmbito das comemorações do 120ª aniversário do nascimento do poeta. A iniciativa denomina-se «Curta Pessoa» e está incluída na categoria «Curta Escritores», da secção Curta BiblioFilmes.

A nova identidade deste 2º evento é «BiblioFilmes Festival - Aventuras Cinematográficas baseadas em Livros», está constituído por capítulos:

No primeiro, intitulado Curta BiblioFilmes aceita curtas-metragens sobre/inspiradas em livros e bibliotecas, até 30 minutos. Cada concorrente pode apresentar os seus filmes e vídeos ao festival, desde que sejam baseados em bibliotecas ou obras literárias, incluindo poesia, romances, ficção, não-ficção ou banda desenhada, entre outros. O segundo é o Prémio Trailer de Livros da Língua Portuguesa e decorrerá on-line, estando aberto aos melhores trailers de livros colocados em sítios de vídeos como o YouTube. O BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! É um concurso de vídeos através do YouTube. Baseado na primeira edição do concurso, este sector visa premiar ainda mais BiblioFilmes, dispondo por isso de 16 categorias, anunciadas como «inovadoras e interessantes». O BiblioFilmes está direccionado principalmente para escolas, alunos, professores, pais, bibliotecários e utilizadores de bibliotecas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela divulgação.

Boas Festas

Equipa BiblioFilmes Festival