sábado, 22 de novembro de 2008

Inauguração da Biblioteca da Nazaré

Hoje foi inaugurada a nova Biblioteca Municipal da Nazaré. O edifício, que representa um investimento de 1,6 milhões de euros por parte da Câmara Municipal e também do Estado, através do Ministério da Cultura / DGLB, irá prestar serviços de vanguarda não apenas na área do livro e da leitura, mas também em vertentes ligadas à tecnologia e ao conhecimento.

Além dos diferentes espaços, com funções e públicos-alvo específicos, a Biblioteca Municipal da Nazaré conta com uma Bébeteca (espaço de aprendizagem activa para bebés e crianças dos 0 aos 3 anos), uma Bedeteca (espaço dedicado à banda desenhada), uma cinemateca e uma fonoteca. Na sala de adultos, existirá uma zona reservada ao fundo local e ao fundo ligado às ciências do mar. Da nova infra-estrutura, a Câmara Municipal da Nazaré destaca a concepção para funcionar como um convite irrecusável à sua utilização, através da sobriedade das cores e dos materiais utilizados, e do recurso à transparência, à iluminação natural do sol e à amplitude das áreas.

Os utilizadores com necessidades especiais dispõem de uma área de trabalho equipada com computadores adaptados e um fundo documental de leitura especial, nomeadamente obras em Braille.

Financiada pela autarquia, pelo Estado, através do programa de apoio à rede nacional de bibliotecas públicas, e por fundos comunitários, a nova Biblioteca conta ainda com um auditório com 90 lugares e um planetário, onde serão desenvolvidas actividades de promoção da cultura científica. O Espaço Internet da estrutura dispõe de sala de acesso wireless.

Fonte: Jornal Oeste Online

1 comentário:

Eduardo Martins disse...

Aproveito este comentário para Felicitar toda a equipa da Biblioteca, O Projectista de espaço, Sr. Presidente e Vereadora.
Sim eu sei que também eu estou de parabéns porque existia algumas pessoas que achavam que a Biblioteca não teria mobiliário montado para a Inauguração, mas meus senhores A Culturalis Borgeaud, empresa fornecedora de todo o mobiliário a qual eu respeito e dou a cara, não brincamos em serviço, nem com as pessoas ao contrário de alguém.
Posso dizer em voz alta, mais uma Biblioteca da Culturalis Borgeaud.