sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Europeana não resistiu a tanta procura

A Europeana já foi comparada a uma versão digital da mítica biblioteca de Alexandria, um único sítio que recolhe um repertório incrível de informação (projecto de digitalização de livros da União Europeia).Ontem foi o dia seu lançamento ,porém não resistiu a tanta procura. Pelas 10h30 da manhã de ontem a procura era tão grande, 10 milhões de acessos por hora, que o site chegou a estar temporariamente fechado, e ao fim do dia voltou a ter problemas técnicos.

Um dia depois de ser lançada, a Europeana ficou offline, reabrindo só em Dezembro. Uma mensagem de erro contempla os visitantes: «A página da Europeana está temporariamente inacessível, devido ao excessivo interesse demonstrado após o seu lançamento (dez milhões de cliques por hora)». Os responsáveis prometem uma versão mais robusta, que aguente a procura, para meados de Dezembro.

A directora da “e-biblioteca”, Jill Cousins, diz que a Europeana distingue-se da pesquisa de livros do Google, pois as suas fontes são credíveis, noticia a PC Pro. A Europeana contém dois milhões de obras provenientes de mil instituições europeias, como bibliotecas nacionais ou outras instituições. O objectivo dos autores do projecto é que, em 2010, a biblioteca digital albergue mais de dez milhões de obras.

Fonte: Exame Informática

Sem comentários: