quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Europeana abre hoje ao público


A Europeana, a biblioteca multimédia em linha da Europa abre hoje ao público. É possível assistir ao filme in: http://dev.europeana.eu/ . Os utilizadores podem aceder a mais de dois milhões de livros, mapas, gravações, fotografias, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 países. Por exemplo, de Portugal, estará acessível a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

A Europeana oferece novas maneiras de explorar o património da Europa: qualquer pessoa interessada em literatura, arte, ciência, política, história, arquitectura, música ou cinema poderá aceder gratuita e rapidamente às maiores colecções e obras-primas da Europa numa única biblioteca virtual, através de um portal Web disponível em todas as línguas da União Europeia. A partir de 2010, a iniciativa será alargada. A Europeana dará acesso a milhões de obras representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais. Entre 2009 e 2011, serão consagrados a esta iniciativa cerca de 2 milhões de euros por ano.



Fonte: Rádio Renascença

3 comentários:

disse...

Olá Claudia,
Visitei o portal Europeana, mas não consegui realizar nenhuma consulta ao acervo. Já está disponível? Obrigada. Saudações Amazônicas. Joseliza

disse...

Olá Claudia,
Foi com muita emoção que visitei o portal Europeana. Que maravilha de projeto! No entanto, não vi como realizar a consulta ao acervo. Você sabe se já está disponível? Agradeço. Saudações amazônicas. Joseliza

Cláudia Lopes disse...

Olá,
A informação que recebi é que a Europeana não resistiu a tanta procura . Deste modo, o site ficou offline, reabrindo só em Dezembro, com uma versão mais robusta.
Cumprimentos.
Cláudia Lopes