domingo, 12 de outubro de 2008

Roteiro Bibliotecário -Biblioteca Nacional de França

CONTEXTUALIZAÇÂO

A Bibliothèque Nationale de France (FBN) está localizada em Paris. Pretende-se que seja o repositório de tudo o que é publicado na França. O actual presidente da biblioteca é Bruno Racine.

Em 14 de Julho de 1988, o presidente François Mitterrand anunciou a construção e a expansão de uma das maiores e mais modernas bibliotecas do mundo, destinada a cobrir todas as áreas do conhecimento, e projetada para ser acessível a todos, utilizando as mais modernas tecnologias de transferência dos dados . O qual poderá ser consultado a partir de uma distância, e que iria colaborar com outras bibliotecas europeias. Surpreendentemente, a biblioteca não mantém uma rede sem fio. Em julho de 1989, os serviços da firma de arquitectónicas Dominique Perrault foram mantidas. A construção foi realizada pela Bouygues. Após a passagem dos maiores acervos da rue de Richelieu, a Biblioteca Nacional da França abriu ao público em 20 de Dezembro de 1996. Contém mais de dez milhões de volumes.

MISSÃO

A Biblioteca Nacional da França é um estabelecimento público sob a tutela do Ministério da Cultura. Sua missão é a de constituir as coleções, especialmente as cópias de obras publicadas em França que têm, por lei, ser depositado lá, preservá-las, e torná-los disponíveis ao público. Produz uma referência catálogo, coopera com outras instituições nacionais e internacionais, e participa em programas de investigação.

CURIOSIDADES

O endereço do site da biblioteca é : http://www.bnf.fr/

A biblioteca possui cerca de 5000 manuscritos gregos, que estão divididos em três fundos: fonds grego, Coislin fonds, e supplément grego.

Sem comentários: