segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ampliação/remodelação na Biblioteca Nacional de Portugal

As obras de ampliação e remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, começam hoje. Esta obra, no valor de dez milhões de euros irá decorrer por mais de mil dias (quase três anos) e servirá, entre outras coisas, para aumentar a capacidade de armazenamento do acervo documental, fazendo com que seja possível a BNP receber mais de um milhão de novos volumes. Modernizar e melhorar as condições de preservação e conservação das obras e documentos é outro dos objectivos.

Motivo:

A capacidade existente na Torre de Depósitos para armazenamento das colecções encontra-se praticamente esgotada, sobretudo devido ao ritmo da expansão editorial a partir dos anos 70 e ao grande incremento nas últimas duas décadas", explica ao PÚBLICO o director-geral da Biblioteca Nacional, Jorge Couto. Além do aparecimento de inúmeras publicações periódicas, passaram também a ser guardadas as teses universitárias e os espólios literários (desde os anos 80).

Outra vantagem:

A segurança da Biblioteca Nacional de Portugal também sairá reforçada, pois vai construir-se na cave uma casa-forte de raiz com 600 m2. Terá características anti-sísmicas e anti-incêndio e servirá para guardar as obras e colecções mais valiosas. Por fim, vão expandir o espaço público vocacionado para a leitura de colecções especiais. Ao nível do solo será criado um novo espaço de leitura que irá comunicar com a actual Sala de Leitura Geral. Serão mais de mil metros quadrados para a leitura de grandes formatos, as colecções especiais de cartografia, iconografia e música.

Mais informações vide: Público

Sem comentários: