domingo, 26 de outubro de 2008

Roteiro Bibliotecário - Biblioteca M. António Botto

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Já em 1887 existia em Abrantes uma sociedade chamada Biblioteca Popular de Abrantes, que mais tarde passou a designar-se Sociedade João de Deus. Os seus objectivos eram manter uma biblioteca e organizar conferências que viessem de encontro aos interesses da classe operária.

Dois anos mais tarde, em 1889, foi criada a Biblioteca Escolar de S. Vicente, onde existia o serviços de leitura e empréstimos durante o horário escolar.

Em Fevereiro de 1982 a biblioteca fechou temporariamente para ser transferida para o convento de S. Domingos, ala Sul, onde funcionou até 1993. Entretanto uma biblioteca moderna foi construída no mesmo edifício através de um contrato programa entre o município e o Instituto Português do Livro e da Leitura. A nova biblioteca foi concebida de acordo com o programa da Rede Nacional de Leitura Pública e abriu em 26 de Novembro de 1993.

Em 1999 foi disponibilizado o 1º projecto de Internet, remodelado em 2001 com integração de catálogo em linha, biblioteca virtual, informação à comunidade, entre outros serviços pioneiros na área das bibliotecas em Portugal.

LOCALIZAÇÃO:

Convento de S. Domingos

2200 - 343 Abrantes

SERVIÇOS:

- Recepção - Áreas de Exposições - Tratamento Técnico Documental - Serviços Administrativos - Reprografia - Audiovisuais e multimédia - CTI (Centro de Tecnologias de Informação) - Leitura para Adultos - Leitura Infanto-juvenil - Audiovisuais Infantil - Sala Polivalente - Reservados - SELESE (Serviço de Leitura em Suportes Especiais)

RECURSOS:

- Monografias : 70.000 volumes

- Periódicos : 244 títulos

- Video e audio: 8316

- Livros Braille: 863 volumes

- Livros sonoros : 727 títulos

CURIOSIDADES:

  • A biblioteca disponibliza ao leitor um catálogo on-line no seu site: http://www.bmab.cm-abrantes.pt/
  • No site da biblioteca estão disponíveis os seguinte recursos: regulamento da biblioteca; indicação das actividades (mensais e temáticas); sugestões de leitura; notícias (actualidade, arquivo e recortes) e espaço criança.
  • Para que o utilizador não se sinta "perdido" poderá dispôr da biblioteca virtual e do serviço de informação à comunidade (cf. site da biblioteca).

Sem comentários: