segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dia da Biblioteca Escolar

De acordo com os objectivos delineados pela IASL (Internacional Association of School Librarianship), a RBE resolveu declarar o dia 27 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar.

Hoje, será um dia marcado por actividades que visam alertar os estudantes para a importância da biblioteca escolar, não só como espaço de informação , conhecimento e estudo, mas também como espaço de lazer e diversão. Deste modo , foram divulgadas em várias escolas do país : animações, visitas guiadas, exposições, encontros com autores e de leituras, debates, elaboração de trabalhos e materiais, ateliers, feiras do livro, jogos e acções de sensibilização. Tratam-se de acções que devem não só ser efectuadas neste dia , mas também ao longo de todo o ano. Realço que é essencial que os profissionais das bibliotecas escolares obtenham formação contínua na sua área, pois a Internet tem vindo a tornar-se na fonte de informação preferida dos alunos que muitas vezes menosprezam o valor dos livros. Além disso, é necessário ter em conta o papel da biblioteca escolar no sucessso educativo do aluno.

Em suma, destaco alguns factores imprescendíveis para o sucesso das bibliotecas escolares: o espaço físico da biblioteca; os recursos humanos e a sua formação ; os recursos materiais (monografias, CD'S, DVD'S, computadores e etc) e as actividades de promoção de leitura.

Neste mês Internacional da biblioteca escolar , recomendo a leitura dos seguintes documentos:

Manifesto da Bibliotecas Escolar (IFLA/UNESCO)

N.º 3 da Newsletter da RBE, dedicado ao tema do mês internacional da Biblioteca Escolar - Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar

CALIXTO, José António - A biblioteca escolar e a sociedade de informação. Lisboa : Caminho, 1996. ISBN 972-21-1047-0

Sem comentários: