sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Google Book Search conta com mais 20 mil editoras

No último ano 20 mil editoras selaram acordo com a Google para passar a integrar o projecto Google Book Search, avança a Reuters. Com os acordos as editoras garantem espaço de divulgação dos seus catálogos, num serviço de pesquisa da empresa americana inteiramente dedicado a publicações, literárias e outras.

Os livros disponibilizados por esta via ficam parcialmente acessíveis para consulta, através de alguns excertos ou capítulos. Para ter acesso a todo o conteúdo, o utilizador é encaminhado para a loja online da respectiva editora onde pode adquirir o livro. Outra vertente do serviço de pesquisas de livros da Google é alimentada por conteúdos fornecidos por universidades e respectivas bibliotecas. Neste caso, numa mistura de conteúdos protegidos por direitos de autor e conteúdos de acesso completamente livre.

Nesta componente do programa a Google terá ao longo do último ano angariar duas novas bibliotecas, elevando para 29 o número de instituições que se juntaram à iniciativa. Em ambas as vertentes há a registar entradas portuguesas, com os acordos alcançados com a Leya e a Universidade de Coimbra.

Fonte: Tek Sapo

Sem comentários: