segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O prazer de um café na biblioteca

Quantas vezes vamos à biblioteca e nos apetece fazer um intervalo e beber um café, uma água, etc? Na verdade, as bibliotecas são locais de estudo e concentração, daí que os utilizadores necessitem de pequenos intervalos em que impere a descontracção. Felizmente, já existem muitas bibliotecas que no seu interior têm uma cafetaria que normalmente funciona em horário alargado. Os leitores podem assim , no intervalo da sua viagem exploratória pelo universo da informação ou da criatividade, usufruir do serviço da cafetaria da biblioteca.

A cafetaria pode assumir-se igualmente como um espaço de tertúlia, de debate de ideias, onde os utilizadores partilham palavras, sons e sabores. De facto, a pausa para tomar um café converte-se num momento de tranquilidade, de felicidade e de recarga para continuação dos estudos. Uma bebida(defendo não-alcoólica) acaricia os sentidos, estimula a mente e a critividade e favorece as relações sociais.

Deixo, então, algumas imagens de cafetarias inseridas em bibliotecas:

Cafetaria da Biblioteca Municipal de Odivelas

Cafetaria da Carnegie Library of Pittsburgh

Bookworm Cafe (in CPLS Main Library Atrium)

1 comentário:

Gaspar Matos disse...

Nao posso estar mais de acordo. Infelizmente, a biblioteca em que trabalho não tem um desses espaços, mas quem sabe um dia.