terça-feira, 23 de setembro de 2008

Aumento dos utilizadores nas bibliotecas públicas de Espanha

O número dos utilizadores das bibliotecas públicas cresceu a um ritmo notório , passou-se dos 6.4 milhões , em 2001 para quase dez milhões, em 2005.

Estes são alguns dos dados que figuram no livro "Las bibliotecas públicas en España Dinámicas 2001-2005", realizado pela Fundación Germán Sánchez Ruipérez e apresentado ontem na sede do Ministério da Cultura pelo titular deste departamento, César Antonio Molina; o vice-presidente executivo da Fundação, Antonio Basanta, e o presidente de CEDRO, Juan Moyá.

O estudo destaca Basanta, "apresenta um certo carácter de exaustividade", provado pelo crescimiento "realmente destacado" do número de bibliotecas públicas en Espanha (de 3.871 em 2001 passou-se 4.752 em 2005), se bem que esse esforço está "muito relacionado a algumas comunidades autónomas", especialmente em Castilla-La Mancha e na Extremadura, onde se verificou um grande aumento do número de utilizadores das bibliotecas públicas.

Nestes anos de estudo, as coleccões disponiblizadas pelas bibliotecas públicas também aumentaram de forma muito significativa, em 2005 havia 54,3 milhões de documentos (90,5% são livros) ,face aos 39,5 milhões de documentos de 2001.

Em suma, os dados reflectem a boa evolução das bibliotecas públicas en Espanha, pois o número de utilizadores das bibliotecas públicas espanholas aumenta a um ritmo de 1 milhão por ano.

Fonte: El País

Sem comentários: