sábado, 2 de agosto de 2008

Biblioteca Nacional de Espanha

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A Biblioteca Nacional de Espanha foi fundada pelo rei D. Filipe V, em 1712, como Biblioteca Pública do Palácio. No ano de 1716, é publicado o decreto de fundação da Biblioteca Real, sendo concedido por um privilégio real, precedendo o atual depósito legal. Em 1836 a biblioteca deixou de ser propriedade da Coroa e passou a depender do Ministério do Governo e recebeu pela primeira vez o nome de Biblioteca Nacional.

LOCALIZAÇÃO:

Paseo de Recoletos, 20 28071 Madrid

FUNDO DOCUMENTAL:

A coleccão da Biblioteca é constituída por mais de 30.000 manuscritos, mais de 6.000.000 monografías modernas, cerca de 110.000 títulos de revistas e uma coleccão estimada em cerca de 20.000 periódicos.

SERVIÇOS:

  • Consulta e orientação: em todas as salas existem bibliotecários que orientam os utilizadores a encontrar bibliografia(s) e outros temas de seu interesse. Tem um serviço especializado na sala de informação bibliográfica, dotada de recursos bibliográficos em todas as áreas e de pessoal especializado.
  • Salas de consulta: há varias salas de informação - sala de bibliografia, de publicações periódicas, de microformas e imprensa digitalizada, de documentos da biblioteca etc.
  • Empréstimo interbibliotecas: voltado para as bibliotecas que solicitam o empréstimo e para os leitores da B.N. mediante a gestão de empréstimo temporal ou da reprodução de documentos de outras bibliotecas.
  • Reprodução de documentos

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Em suma, estamos perante uma biblioteca com uma oferta diversificada de serviços, que oferece aos seus visitantes uma programação cultural permanente, gratuita e de livre acesso. Esta inclui exposições, conferências e debates, encontros em torno dos livros, da poesia e do cinema. Mais uma biblioteca que vale a pena incluir no seu roteiro bibliotecário ...

Sem comentários: