sábado, 7 de junho de 2008

Projecto "Ler + dá Saúde"

O Conselho Directivo da Administração Regional de Saúdo do Algarve apresenta o Projecto «Ler + dá Saúde». A sessão terá lugar no Auditório do Hospital Central de Faro, e conta com a Dr.ª Isabel Alçada, Comissária Nacional do Plano Nacional de Leitura. Este Projecto visa criar dinâmicas sociais muito benéficas para o desenvolvimento das crianças, procurando envolver todos os profissionais de saúde no aconselhamento de leitura em família.
Os objectivos fulcrais do projecto são:
1. Promover a literacia precoce incentivando práticas de leitura partilhada em família, nomeadamente com crianças entre os 6 meses e os 6 anos;
2. Sensibilizar o maior número possível de famílias portuguesas para o valor da leitura em família, recorrendo ao aconselhamento privilegiado dos profissionais de saúde;
3. Contribuir para as orientações estratégicas do Plano Nacional de Saúde 2004-2010.
A Dr.ªIsabel Alçada defende que : “A leitura ajuda a encontrar, em nós próprios, modos de perceber certos comportamentos. O livro é uma fonte inesgotável de conhecimento”.
Funcionamento do projecto:
Numa primeira etapa o objectivo é que cada hospital e centro de saúde tenha uma caixa onde estão depositados livros, todos eles direccionados para crianças dos seis meses aos seis anos, que o profissional de saúde recomenda aos pais e com os quais as crianças podem tomar contacto. A segunda fase do projecto passa por angariar mais apoios financeiros, tanto das editoras como da indústria farmacêutica, para que num futuro próximo seja possível oferecer um livro a cada criança quando esta vai à consulta.
Vantagens de ler com as crianças:
1. Quanto mais cedo uma criança começar a tomar contacto com o livro, maiores são as probabilidades de obter um maior sucesso, pessoal e escolar, no futuro.
2. É uma excelente forma de reforçar os laços com o objecto livro.
3. Ouvir, ler em voz alta, ler em conjunto e conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.
4. Os livros são também uma forma de enriquecer o vocabulário e a linguagem.
5. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
6. Ter o hábito de ler é uma forma de se conhecer melhor a si próprio e compreender os outros.
7. Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer de convívio.
8. Os laços afectivos entre crianças e adultos tornam-se mais fortes.
9. A leitura torna as crianças mais calmas, ajudando-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Sem comentários: