quinta-feira, 5 de junho de 2008

Consumidores dos EUA preferem livros em papel aos electrónicos

Actualmente deparamo-nos com um novo tipo de livros, que não ocupam qualquer espaço nas prateleiras. Trata-se dos livros electrónicos em que basta clicar e ler. Dos "best sellers" aos romances, da ficção científica aos guias e manuais, há de tudo. Deste modo, os leitores podem aceder-lhes, descarregando-os para leitura nos seus computadores portáteis, nos seus computadores de bolso (ou organizadores pessoais) ou noutro qualquer dispositivo que possa receber o "software" de leitura.
Contudo, parece que o conforto de se sentar na poltrona com um bom livro é difícil de superar. Ainda que os formatos eletrônicos de leitura estejam agora mais acessíveis, 82 % dos norte-americanos continuam preferindo livros em papel, de acordo com uma pesquisa editora Random House e da Zobgy.
É de salientar que a pesquisa, que avalia os hábitos de leitura e consumo de livros no país, também constatou que 13 % dos leitores de menos de 30 anos estavam dispostos a ler um livro com um aparelho eletrônico, ante apenas seis por centro entre os leitores de mais de 65 anos.
Entre os entrevistados, 39 por cento disseram comprar entre um e cinco livros ao ano para consumo pessoal, e 22 por cento dizem comprar mais de 16 livros. Também entre os entrevistados, 77 por cento disseram que, quando vão a uma livraria em busca de um título específico, se sentem tentados a fazer comprar adicionais, não planejadas, de livros.
Mais de metade admitem se terem deixado influenciar pela aparência, em sua seleção de livros, e a probabilidade de julgar um livro pela capa é maior entre os leitores de menos de 30 anos.
Mais de um terço deles disseram ter comprado livros devido a uma recomendação de outros escritores; entre as mulheres, é mais provável a compra de novos livros de escritores que elas já apreciam (92 por cento, ante 86 por cento no caso dos homens).
Se também prefere se sentar numa poltrona confortável e ler um bom livro em papel, aqui ficam fotos destas inovadoras e esplêndidas poltronas para os amantes da leitura:

1. Bibliochaise

2. Dondola, da autoria de Pucci Rossi

Dados estatísticos retirados de Último Segundo

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Ola! Vi o seu blogue e gostei bastante. Tem muito conteudo e bastante interesse......
Tenho um blogue . É www.olhardireito.blogspot.com ..... Gostava que o visitasse e desse uma opinião....

Obrigado pela atençao

Cumprimentos