terça-feira, 20 de maio de 2008

Jornal "Aprendiz de Arquivo"

O Serviço Educativo do Arquivo Regional da Madeira (ARM) lançou o número 4 do jornal “Aprendiz de Arquivo”. Como habitualmente, a edição será distribuída gratuitamente em todas as escolas do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e ensino secundário da Região. Também está disponível na recepção e na sala de leitura do Arquivo Regional da Madeira. A consulta on-line do “Aprendiz de Arquivo” pode ser feita através do sítio na Internet do ARM. Nesta edição, destacam-se três temáticas: "Serviços Técnicos", em que se divulga o Serviço de Biblioteconomia. «Guia do ARM» que dá a conhecer a Colecção de Jornais, um dos fundos mais consultados no Arquivo Regional. A rubrica «Aprendiz da História» que destaca as profissões do concelho do Funchal, no ano de comemoração dos 500 anos da cidade.
Considero a edição deste tipo de jornal muito positiva, pois é uma forma de aproximar os jovens da Arquivística e da Biblioteconomia. Ao mesmo tempo, fornece aos leitores alguns conhecimentos básicos sobre as áreas referidas e motiva-os para visitas aos arquivos e bibliotecas da região.
Já li a edição deste mês e saliento que gostei particularmente do artigo sobre os "Serviços Técnicos", pois explica de uma forma simples e acessível o circuito do livro e do material não livro desde a sua entrada até estar disponível na Sala de Leitura.
Recomendo a leitura , que poderá aceder em : http://www.arquivo-madeira.org

Sem comentários: