segunda-feira, 3 de março de 2014

12 curiosidades sobre livros e escritores


  1. No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de fármacos está a ser adotada como terapia para tratar a depressão. Efetivamente, os livros ajudam os pacientes a ultrapassar os problemas que os atormentam sem efeitos secundários.
  2. A obra 50 Sombras de Grey foi o livro mais lido de sempre em Inglaterra.
  3. Os livros de Justin Bieber e Jessica Alba foram best sellers nos Estados Unidos.
  4. Em Portugal, mais de metade das pessoas não leu um único livro no ano passado.
  5. A palavra livro provém do latim "liber" , que significava a camada fina entre a casca e o miolo da árvore. A palavra inglesa "book" tem um significado semelhante: deriva de "bog" ou salgueiro, de que eram feitos os livros.
  6. O livro mais caro foi o original dos "Contos de Canterbury" vendido em Londres, em 1998, por quase 8 milhões de euros.
  7. O livro infantil mais caro foi o exemplar de Alice no País das Maravilhas que pertencia ao próprio Lewis Carrol. Custou quase 2 milhões de euros.
  8. A autora que mais vende é Agatha Christie. Nada como ler um bom assassinato.
  9. Em 1931, Alice no País das Maravilhas foi proibido na China, já que animais que falavam eram um insulto aos humanos.
  10. Nos EUA, a biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou 900 mil dólares, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu apenas 2700.
  11. Leo Tolstoi escreveu Guerra e Paz (quase 1300 páginas impressas, muitas em manuscrito) em 1863. A sua esposa teve de passá-lo a limpo sete vezes!
  12. Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes era oftalmologista e teve de começar a escrever porque os oftalmologistas tinham um vencimento baixo no século XIX.

Fonte: Revista Activa

Sem comentários: