quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Apelo de "Bibliotecas sem fronteiras"

A organização Bibliotecas sem fronteiras lançou um apelo internacional para o acesso à informação, aos livros e à cultura em situações de emergência humanitária.
Naturalmente, quando  ocorrem catástrofes a prioridade máxima é para as necessidades básicas (água, alimentos, medicação) , de forma a proporcionar o bem-estar físico das vítimas. No entanto, verificou-se que o acesso aos livros e a outros recursos de informação podem melhorar a situação das vítimas, pois sustentam o estímulo intelectual, promovem a auto-estima e resiliência perante a catástrofe. Seja através de livros, computadores, assistência jurídica ou de formação, o acesso a recursos de informação permite  capacitar os indivíduos e proporcionar as ferramentas para reconstruir o que foi perdido.  Este tipo de recurso também pode desempenhar um papel decisivo na recuperação de um senso de normalidade em situações pós-emergência.
Após o terramoto de 2010, no Haiti, a organização Bibliotecas sem fronteiras (vide vídeo) enviou um grupo de profissionais que auxiliam as vítimas,  fornecendo meios para  a leitura, escrita, aprendizagem e acesso à informação. Desta forma, é possível que ultrapassem a catástrofe e avancem positivamente. Podemos assim concluir que é essencial a consciencialização sobre a necessidade de acesso à informação após uma catástrofe.



Para assinar a petição " L' urgence de lire" clique aqui

Sem comentários: