terça-feira, 18 de setembro de 2012

EOD - eBooks on Demand na BNP

 
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) apresentou hoje ao público o "EOD - eBooks on Demand", um serviço de digitalização a pedido de livros completos que estão no domínio público.
As bibliotecas europeias possuem milhares de livros raros que, pela sua antiguidade e valor, muitas vezes só podem ser consultados presencialmente nessas mesmas bibliotecas.Com o serviço EOD, estes tesouros escondidos estão agora disponíveis para qualquer pessoa, bastando apenas um simples clique.
Os utilizadores podem, a partir de qualquer parte do mundo, encomendar um livro eletrónico através dos catálogos das bibliotecas da rede EOD; as bibliotecas recebem o pedido e digitalizam a obra pretendida, enviando-a ao utilizador em formato Pdf. O livro digitalizado é posteriormente integrado nos repositórios digitais de cada biblioteca participante, ficando disponível na Internet

 
Para um melhor esclarecimento:
• O livro eletrónico EOD é uma versão digital de um livro, entregue num único ficheiro PDF.

• Para acesso e leitura não é necessário instalar nenhum outro software.
• Contém texto reconhecido automaticamente: é possível pesquisar por palavra, copiar e colar o texto integral eletrónico ou ilustrações.
• Pode imprimir todo o livro ou um conjunto selecionado de páginas, sempre que quiser.
• Complementarmente ao pedido de digitalização, também é possível encomendar a reimpressão do livro digitalizado, encadernado em capa mole (exemplos na imagem acima).
 
Para aceder ao EOD - eBooks on Demand clique aqui

1 comentário:

Cesar disse...

Esqueceram-se de falar dos custos...
0,48€ as primeiras 50 paginsa e depois 0,24 p/pag