quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como as bibliotecas utilizam os media sociais?

A Associação Americana de Bibliotecas (ALA) divulgou um relatório no início deste ano, intitulado “O Estado das Bibliotecas da América, em 2012. O relatório sublinha que "o Facebook e o Twitter, em particular, tornaram-se ferramentas úteis não só na divulgação da disponibilidade de coleções online, mas também na construção de relacões de confiança com os utilizadores. De acordo com um levantamento realizado pela biblioteca do Estado da Carolina do Sul, 88% dos inquiridos (todos os trabalhadores da biblioteca) afirmou usar o Facebook no seu trabalho. Twitter foi o segundo mais popular, em 46,8%.


 
 

Então, porque as bibliotecas utilizam o Facebook e o que significa "a construção de relações de confiança com os utilizadores? O relatório elaborado ALA realça que:
Atualmente, as redes sociais permitem divulgar eventos da biblioteca, como noites de jogos, para alertar os utilizadores sobre as novidades das coleções; fornecer links para artigos, vídeos, ou conteúdos web que pode ser relevante ou útil para os leitores e para fornecer um "canal" de informação da comunidade. Os medias sociais também desempenham um papel importante para fomentar as relações com a comunidade, permitindo aos utilizadores fazer perguntas ou opinar sobre os serviços da biblioteca.”


 
Fonte: ReadWriteWeb

Sem comentários: