terça-feira, 6 de março de 2012

A originalidade da Biblioteca Pública Hjorring

A Biblioteca Pública Hjorring (Dinamarca) faz parte do centro comercial Metropol que foi concebido pelos arquitetos Schmitt, Hammer e Lassen. O interior da biblioteca ficou a cargo dos arquitetos Bosch & Fjord, cuja imaginação foi imensurável no design e no mobiliário.

Como podemos visualizar no vídeo, a biblioteca está interligada através de uma longa "fita" vermelha divertida. Por vezes é uma prateleira, outras vezes um simples elemento de decoração. A intenção da biblioteca é incentivar brincadeiras, surpresas e, acima de tudo o convite para a leitura. O mobiliário sinaliza onde pode existir conversação e onde é indispensável o silêncio.
As cores são vivas e dominam especialmente na secção das crianças, onde há uma área para VIPs - Very Important Parents (pais muito importantes), uma árvore de leitura e uma parede com espaço para leitura. Uma peça de mobiliário criativa é um "viveiro de peixes" para os mais pequenos, com livros no seu interior. A secção jovem destaca-se pelo sofá com o formato de uma enorme rosa.
As estantes da biblioteca têm todos os tipos de formas e inscrições enormes para sinalizar o conteúdo. Nem todos os cenários têm cores vivas , por exemplo, no departamento de adultos há uma área de leitura tradicional, com plantas móveis e antigos candeeiros de leitura e uma mesa longa de mogno com espaço para pelo menos 20 pessoas.
Concluindo, a Biblioteca Pública Hjorring é digna de um roteiro bibliotecário, pois destaca-se pela sua originalidade e vivacidade, tornando-se muito apelativa e convidativa para a leitura.

Nota: Poderá visualizar mais imagens da biblioteca no site Flickr

Sem comentários: