terça-feira, 27 de março de 2012

Biblioteca Internacional da Juventude

A Biblioteca Internacional da Juventude seleciona todos os anos dezenas de livros na área infantojuvenil editados em mais de 50 países.
Já foi divulgada a lista de 2012 e dela faz parte "A manta", de Isabel Minhós Martins, com ilustração de Yara Kono (Planeta Tangerina), uma história sobre a memória e a relação entre pais, filhos e avós, elogiada pela biblioteca por valorizar a importância da memória sobre os bens materiais.
Sobre o outro livro selecionado, "Meia hora para mudar a minha vida", romance de Alice Vieira para jovens e sobre a adolescência, editado pela Caminho, a biblioteca sublinha o trabalho da escritora na construção da personagem Branca, a protagonista adolescente, e o sentido de humor e empatia transmitidos.
Todos os anos a Biblioteca Internacional da Juventude tem selecionado livros de autores portugueses, como Afonso Cruz, Ana Saldanha, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria, Luís Henriques e Rachel Caiano.

Nota: A Biblioteca Internacional da Juventude, que funciona num castelo em Munique (Alemanha), foi criada em 1949 e é considerada a maior do mundo na área infantojuvenil.

Fonte: DN

Sem comentários: