sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Biblioteca na paragem de autocarro

Pintura de Lily Furedi

Já imaginou uma biblioteca onde não há datas de entrega do empréstimo nem bibliotecários? Artistas israelenses desenvolveram um novo modelo para a biblioteca urbana: uma biblioteca de autocarro gratuita para os utentes/passageiros de todas as idades.

Daniel Shoshan e Amit Matalon, criaram um novo conceito de biblioteca pública calculando que as pessoas às vezes têm um longo período de espera nas paragens de autocarro. A dupla construíu uma série de estantes de livros em paragens de autocarros, em todas as cidades israelenses.

O objetivo é que qualquer possa levar um livro da prateleira, lê-lo na paragem ou levá-lo no autocarro e devolvê-lo quando terminar. Um empréstimo sem datas de vencimento, sem multas por atraso e não há regras.

Shoshan acredita que as bibliotecas nas paragens de autocarro funcionam como um local para reciclar material de leitura que ocupa espaço nas prateleiras das pessoas e nas arrecadações das bibliotecas públicas. Desta forma, "os cidadãos da cidade agora estão criando novas formas de partilha , começaram a trocar livros entre si, sem quaisquer regras no lugar” (Shoshan). Isso também poderá ser uma plataforma de marketing criativo para autores desconhecidos divulgarem suas obras.. Talvez graças a esse novo projeto, novos autores darão leitura pública em pontos de paragem de autocarros.

Mais informações clique aqui

Sem comentários: