Já imaginou uma biblioteca onde não há datas de entrega do empréstimo nem bibliotecários? Artistas israelenses desenvolveram um novo modelo para a biblioteca urbana: uma biblioteca de autocarro gratuita para os utentes/passageiros de todas as idades.
Daniel Shoshan e Amit Matalon, criaram um novo conceito de biblioteca pública calculando que as pessoas às vezes têm um longo período de espera nas paragens de autocarro. A dupla construíu uma série de estantes de livros em paragens de autocarros, em todas as cidades israelenses.
O objetivo é que qualquer possa levar um livro da prateleira, lê-lo na paragem ou levá-lo no autocarro e devolvê-lo quando terminar. Um empréstimo sem datas de vencimento, sem multas por atraso e não há regras.
Shoshan acredita que as bibliotecas nas paragens de autocarro funcionam como um local para reciclar material de leitura que ocupa espaço nas prateleiras das pessoas e nas arrecadações das bibliotecas públicas. Desta forma, "os cidadãos da cidade agora estão criando novas formas de partilha , começaram a trocar livros entre si, sem quaisquer regras no lugar” (Shoshan). Isso também poderá ser uma plataforma de marketing criativo para autores desconhecidos divulgarem suas obras.. Talvez graças a esse novo projeto, novos autores darão leitura pública em pontos de paragem de autocarros.
Mais informações clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário