Pela primeira vez, a totalidade do edifício da Biblioteca Joanina (in Universidade de Coimbra) abre para visitas. Com a abertura do piso intermédio, os visitantes passam a ter acesso por inteiro ao “ex-líbris” do Paço das Escolas.A Biblioteca Joanina foi construída de raiz no século XVIII sobre uma prisão medieval, mais tarde transformada em cárcere académico.
O edifício mandado construir por D. João V para albergar a nova “Casa da Livraria” da universidade guarda “um precioso acervo bibliográfico constituído por mais de 60 mil volumes de obras impressas nos séculos XVI a XIX que podem ser requisitadas e consultadas no edifício principal da Biblioteca Geral.
O piso intermédio, que está aberto desde o dia 1 de Novembro, vai acolher exposições periódicas mostrando publicações do rico espólio da UC. No dia 15 de Novembro vai ser inaugurada uma mostra documental sobre os sócios portugueses da Royal Society of London, que em 2010 comemora 350 anos. Agora, o visitante pode apreciar o piso nobre da Biblioteca, seguir pelo piso intermédio e, depois visitar a prisão Académica.
Sem comentários:
Enviar um comentário