sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro na BPR

A Biblioteca Pública Regional da Madeira (BPRM) vai comemorar hoje o Dia Mundial do Livro com uma série de iniciativas que vão permitir ao visitante não ficar só a conhecer o espaço, mas também a exposição que montou para assinalar a efeméride e que retrata um pouco o mundo da literatura mundial. Além disso, premiará os primeiros 31 novos leitores com a oferta de um livro.

Instalada à entrada da biblioteca, a exposição montada no passado dia 19 de Abril e que será hoje visitada pelo secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, está aberta ao público em geral e tem como título “Quem deixou entrar Ali Babá, a Cigarra e a Andorinha Sinhá”. Fazendo um percurso pelas obras lidas no ensino básico e que integram o Plano Nacional de Leitura, esta mostra ficará patente ao público até ao dia 19 de Maio e já começou a ser visitada por diversas escolas da Região, as quais, mediante marcação prévia, podem não só ver a exposição mas também participar nas actividades do Serviço Educativo promovidas pela biblioteca. Segundo a directora daquele espaço, Maria da Paz Azeredo, a ideia desta mostra é «motivar para a leitura de obras de interesse curricular e simultaneamente divulgar os fundos documentais da BPR». Desde as fábulas de Esopo aos contos de Jorge Amado, passando pelo “Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry, esta exposição transporta para o presente histórias ainda hoje vivem na memória de muitos adultos.

A BPR estará excepcionalmente aberta no próximo domingo, dia 25 de Abril, das 09h30 às 18h00, com uma programação dirigida a todas as idades. Os mais novos poderão assistir ao filme “O Panda do Kung Fu” (11 horas) e à “hora do conto” com “O namoro do Rafa Girafa” (15h00). Durante esta última actividade, os pais estão convidados a integrar uma visita orientada à sala de leitura geral com uma explicação pormenorizada dos espaços e serviços da biblioteca, bem como uma visita guiada à exposição que está no hall de entrada do edifício.

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: