segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bibliotecas digitais: uma realidade em evolução

As transformações que ocorreram a partir da segunda metade do século XX, com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação; o crescimento acelerado da Internet e do número dos seus utilizadores e a explosão de produção documental em suporte electrónico desencadeou a criação de bibliotecas digitais.

A definição mais recente e acessível de biblioteca digital é a seguinte (Leiner, 1998): “ Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e a colecção de objectos de informação, sua organização, estrutura e apresentação, que suporta o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico/digital”.

O que é necessário para construir uma biblioteca digital? Em primeiro lugar, necessita de conteúdo, isto é, material antigo convertido em formato digital ou material novo, já digitalizado. Os passos seguintes assemelham-se ao da biblioteca tradicional: uma organização centrada no utilizador, distribuição e preservação dos recursos informacionais. Algumas das vantagens das bibliotecas digitais são: redução dos custos de aquisição; inexistência de barreiras geográficas e temporais; variedade de formatos de informação; acesso simultâneo de um número infinito de utilizadores; importante papel na preservação dos documentos e facilidade de acesso aos deficientes. Contudo, há que ter em conta que o desenvolvimento das bibliotecas digitais implica a superação de alguns obstáculos que passo a mencionar: a inexistência de infra-estruturas técnicas que suportem o acesso e a difusão dos seus serviços; a complexidade dos sistemas de informação pode conduzir à info-exclusão e o perigo relacionado com os direitos de autor e copyrights. Apesar da biblioteca digital apresentar algumas limitações é de prever que estas sejam superadas a curto prazo. Sendo assim, a biblioteca digital é lato sensu, uma realidade em evolução, pois cada vez mais instituições de renome investem nesta ferramenta de pesquisa. A Comissão Europeia lançou a 20 de Novembro de 2008, a Europeana, a biblioteca digital europeia que conta com dois milhões de objectos digitais (filmes, pinturas, sons, mapas, livros, manuscritos e etc), provenientes de 1000 instituições europeias. A 21 de Abril deste ano, a UNESCO, a Biblioteca do Congresso Americano e a Biblioteca de Alexandria, numa iniciativa conjunta disponibilizaram aos utilizadores a Biblioteca Digital Mundial. A plataforma inclui material cultural único, oriundo de bibliotecas e arquivos de todo o mundo.

Em Portugal, onde o hábito de utilização das bibliotecas é relativamente reduzido e muitos utilizadores apresentam distintas formações culturais e diferentes níveis de competências informáticas, o acesso às bibliotecas digitais constituem um desafio. A intervenção acrescida dos profissionais da informação e a formação de utilizadores constitui a solução para a transmissão de métodos e técnicas de pesquisa, localização, selecção e manipulação dos objectos digitais. Outra questão fulcral que se coloca é a seguinte: como será a relação entre biblioteca tradicional e a biblioteca digital? Penso que as duas coexistirão, porém a biblioteca tradicional terá que enfrentar um grande desafio, responder mais eficazmente às necessidades dos seus utilizadores. Os esforços já começaram, pois a IFLA (International Federation of Library Associations) publicou recentemente recomendações que vêm complementar o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas de 1994. Estas recomendações assinalam precisamente o importante papel da biblioteca, no universo digital, em constante mudança.

Concluindo, as iniciativas de implementação e utilização de bibliotecas digitais são essenciais para a disseminação, divulgação da informação em geral e promoção da investigação científica, a nível mundial. Todavia, será necessário instituir uma política conjunta de direitos de autor para que as bibliotecas digitais possam sobreviver legalmente.

Artigo de Cláudia Lopes, publicado na revista Leia SFF

Sem comentários: