Com certeza já passou pela cabeça de muitos leitores comprar um leitor de livros electrónicos, porém antes de o fazer tenha em conta a opinião de José Afonso Furtado:
"Antes de comprar um leitor de livros electrónicos deve ponderar os problemas que estes ainda levantam em termos de usabilidade. O alerta foi dado pelo investigador e também director da Biblioteca de Arte da Fundaçäo Calouste Gulbenkian, José Afonso Furtado.
«Os e-books continuam a levantar problemas de incompatibilidade de formatos e extremas dificuldades em ler, independentemente dos dispositivos, ficheiros que foram comprados, o que é inaceitável para o consumidor» frisou antes de acrescentar que «quando se compra um livro impresso, lê-se em qualquer sítio. Agora, se se comprar um livro para o Kindle, só o podemos ler no Kindle e isso é algo que não passa pela cabeça de ninguém».
Na prática isto significa que comprador do Kindle pode recorrer à livraria virtual do aparelho onde consta, por exemplo, a versão em língua inglesa do romance «Que farei quando tudo arde?» («What Can I Do When Everything's On Fire?»), de António Lobo Antunes, mas não consegue ler um ficheiro pessoal se este não estiver num formato compatível.
Para tornar o ficheiro legível, «é preciso enviá-lo para a Amazon que, mediante pagamento, o converte», sintetizou José Afonso Furtado, que considera que a aposta neste tipo de aparelhos deve ser sempre bem pensada."
Fonte: IOL Diário
Sem comentários:
Enviar um comentário