A Biblioteca do Vaticano , cuja origem remonta ao séc. XIV, contém mais de um milhão de livros impressos, 150 mil manuscritos, 300 mil moedas e medalhas, bem como 70 mil pinturas e gravuras. Esta reabre no próximo ano. Efectivamente, dois anos depois do início dos trabalhos de recuperação da Biblioteca do Vaticano, o seu prefeito congratula-se pelo facto de os manuscritos, que são os seus "tesouros mais belos e importantes", estarem progressivamente a regressar aos seus locais originais.
A impossibilidade de consultar os originais motivou o descontentamento de alguns investigadores, que não se conformaram com o facto de só poderem ter acesso aos manuscritos através de cópias microfilmadas. Os trabalhos obrigaram à mudança dos laboratórios de
fotografia e de restauro. O primeiro já voltou, esperando-se o retorno do segundo para daqui a cerca de dois meses. Apesar de a biblioteca estar fechada, tem sido dado um impulso significativo aos catálogos «online» e à reprodução fotográfica dos manuscritos.O encerramento, que ocorreu a 14 de Julho de 2007, foi causado por problemas estruturais numa das alas do edifício do séc. XVI. O fecho tem sido aproveitado para modernizar algumas áreas do complexo, nomeadamente através da instalação de novos elevadores e aparelhos de ar condicionado. A reabertura ao público está prevista para o próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário