quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bibliotecas itinerantes combatem info-exclusão

Arranz,presidente da Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móviles de Espanha, Roberto Arranz e um dos convidados do I Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes que arrancou no dia 12 e terminou a 14 de Junho, considera que a itinerância permite às bibliotecas "satisfazer as necessidades de várias comunidades sem grandes custos". "Actualmente a internet é um grande instrumento que permite que todas as barreiras de espaço, tempo e psicológicas que existem nas bibliotecas deixem de existir", sublinha o especialista, que defende as bibliotecas itinerantes como "a forma mais fácil de lutar contra a info-exclusão e de permitir às populações o contacto com a sociedade da informação".

De facto, as bibliotecas itinerantes e seus profissionais merecem um justo reconhecimento pelo seu notável trabalho, pois levam até aos cidadãos o prazer da leitura e colaboram concomitantemente para o aumento da literacia.

Infelizmente, na Região Autónoma da Madeira não existe nenhuma biblioteca itinerante, apesar de em tempos recuados existirem as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, cujos serviços eram muito apreciados pelos utilizadores.

Nota: O Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes foi referido num artigo deste blog, a 2 de Junho de 2009.

Fonte: RTP

Sem comentários: