quarta-feira, 15 de abril de 2009

Calendário cultural português em Espanha

A divulgação da literatura portuguesa além fronteiras é sempre bem-vinda. Os nossos vizinhos vão destacar a Literatura e promoveram uma série de eventos que dignificam grandes obras e ilustres escritores lusos. A Literatura Portuguesa assume, assim, particular destaque no intenso calendário cultural português em Espanha, nos próximos meses. Mendonça e Moura e o adido Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid, João de Melo, apresentaram ontem aos jornalistas o alargado calendário cultural de mais de meia centena de eventos portugueses previstos para este ano em Espanha.
Um dos pontos altos será a apresentação de uma nova antologia da poesia portuguesa.
Assim, a literatura, o cinema e as artes plásticas dominam o calendário que começa este mês e que terá um dos seus pontos altos no final do ano com a 7ª edição da Mostra Portuguesa, consolidada já como a principal montra da cultura portuguesa em Espanha.

ABRIL

  • O poeta Ruy Belo será evocado num seminário internacional que decorre na Universidade Complutense de Madrid, sob o tema "Lisboa -- Cidade, Modelos Urbanos e Livros de Viagens". Além disso , terá lugar a apresentação do livro "El problema de la habitación", de autor já referido.
  • No dia 29 decorre no Centro Cultural de la Villa, um espaço reformado com um projecto de Siza Vieira a homenagem a Fernando Pessoa, no âmbito do programa "Los miércoles de la Poesía".

MAIO

  • Apresentação de uma grande antologia bilingue da poesia portuguesa, um livro de 1.300 páginas que analisa o percurso da poesia em Portugal desde as origens até à actualidade. A antologia intitula-se "Alma Mia Gentil" e está a ser reunida por Carlos Clementson, professor de português na Universidade de Córdova, seguindo-se antologias do conto e de jovens narradores. Em preparação está também uma outra antologia, sobre o conto feminino português.
  • Feira do Livro de Valladolid, onde Portugal é o país convidado. Estão confirmadas as presenças das poetisas Maria Teresa Horta, Ana Paula Tavares e Filipa Leal e dos ficcionistas Almeida Faria, João Aguiar e João de Melo.
  • Haverá um stand de livros portugueses para venda e uma exposição de livros portugueses traduzidos em Espanha.
  • O Círculo de Bellas Artes de Madrid acolhe a apresentação da edição espanhola do último livro de João de Melo, "Mar de Madrid".
JUNHO
  • Está previsto um programa de encontros e debates em torno das políticas do Livro e da tradução de literatura infanto-juvenil no espaço europeu, no qual participa a Direcção-Geral do Livro e Bibliotecas.
Durante o ano, na Galiza, haverá ainda encontros entre escritores portugueses e alunos das universidades de Santiago, Vigo e Corunha.

Mais informações: Expresso ; Jornal de Notícias

Sem comentários: