segunda-feira, 9 de março de 2009

A nova biblioteca "verde" de Cardiff

A nova Biblioteca de Cardiff (Reino Unido) não relembra nada o universo das bibliotecas escuras, húmidas e empoeiradas do passado. Esta biblioteca será inaugurada, no próximo dia 14 de Março.

Destaco , entre as suas características : o telhado de grama de Sedum que isola o edifício no Inverno e também isola do calor. Além disso, ajuda na remoção do CO2 e de outros poluentes do ar no centro de cidade e é patrulhado também por dois falcões fearsome-olhando que impedem os pássaros de comer as sementes da grama. Mas provavelmente o que mais o impressionará será a quantidade de espaço, pois o edifício é grande, aberto e cruzam-se várias passagens. Destaco também que as prateleiras são baixas, de modo que os utilizadores não tenham dificuldades em alcançar os livros.

A biblioteca apresenta um conforto caseiro , com a sua variedade de cabines, cadeiras almofadadas e mini mesas , onde você pode sentar-se e relaxar com um copo do café. Se pretender uma passagem pela Internet tem ao seu dispôr 90 PCs.

A biblioteca nova caracteriza-se também por um sistema computarizado de empréstimo e retorno de livros self-service.

Temos um bom exemplo de biblioteca onde impera a inovação, a modernidade e a preocupação em satisfazer as novas necessidades dos utilizadores.

Fonte BBC News

Sem comentários: