sábado, 14 de março de 2009

Lisboa recebe o 2.º Bibliofilmes


O 2º BiblioFilmes (Aventuras Cinematográficas baseadas em Livros) vai realizar-se na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa. O evento, que se realiza a 22 e 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), é um festival de cinema para filmes e vídeos que sejam inspirados ou baseados em livros, bibliotecas, literatura, personagens literárias, géneros literários, títulos/situações/citações/aventuras/relações descritas em livros ou na promoção da leitura.

A sua nova identidade é "BiblioFilmes Festival - Aventuras Cinematográficas baseadas em Livros", constituindo um evento dividido em três capítulos.: "o Curtas BiblioFilmes"; "BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!" e "Prémio Trailer de Livros da Língua Portuguesa". É principalmente dedicado a bibliotecas, escolas, professores, alunos e todos aqueles que gostem de livros.

Cada concorrente pode apresentar os seus filmes e vídeos ao festival, desde que sejam baseados em bibliotecas ou obras literárias, incluindo poesia, romances, ficção, não-ficção ou banda desenhada, entre outros.
O concurso nasceu do objectivo de promover a leitura. A resposta encontrada foi a criação de um concurso inovador que pretende lançar um desafio à comunidade da Língua Portuguesa que frequente uma biblioteca ou goste de ler livros a fazer um filme (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e dos livros. Os leitores e eventuais concorrentes poderão encontrar todas as informações sobre esta iniciativa no endereço Internet do seu sítio oficial, em http://bibliofilmes.com/
ou no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com.
Mais informações vide Expresso (14.03.09)

1 comentário:

Luís Mendes disse...

Um blog a ter em conta.